quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Universo (Im)perfeito


Não se trata de saber Física. Nem de ser um gênio. O simples fato de reconhecer a grandeza da natureza e a impossibilidade de compreendê-la como um todo é capaz de mudar sua vida. E mudou a minha.


Maio de 2008. Aula de Eletricidade.

- Professor, o senhor sabe quais são os 7 elementos básicos que compõe a matéria?


Física Moderna e Mecânica Quântica. Quatro e doze dimensões. Einstein e Hawking. Relatividade e Supercordas. Assim como a Biologia uma vez se dividiu em criacionistas e evolucionistas, a Física, ciência que estuda a compreensão do Universo, também chegou a seu apartheid. Como Jonhathan explicara anteriormente, a nova corrente que está surgindo sugere que existam milhares de milhões de universos paralelos. Loucura, não? Para Einstein seria. A teoria do Multiverso, derivada da String’s Theory (Supercordas) de Stephen Hawking, prega que para cada unidade de tempo todas as partículas do Universo tem infinitas escolhas. Deixa eu ajudar: como no exemplo de Jonh, você pode parar de ler isso agora e ir assistir TV, ler um livro, jogar bola, fazer sexo (com sorte), ir ao banheiro ou simplesmente continuar lendo. Agora imagine se todas as partículas do Universo tiverem “poder” de decisão. Elas podem ir pra cima e pra baixo, para um lado e para o outro. Podem se ligar a outras partículas ou continuar sozinhas. E isso define o Universo em que você vive. Se uma única partícula fizer um movimento diferente ao que faria no seu universo, você estaria agora lidando com outro mundo. É só imaginar-se como um ponto de onde partem diversas retas que conduzem às suas possíveis ações. E essas retas são infinitas. Mas é apenas uma de muitas teorias. Einstein acreditava que tudo está traçado. Não se assuste, você tem sim poder pra escolher o que quer pra sua vida. Mas se pensar bem as decisões são tomadas apenas uma vez. Você não pode voltar no tempo e mudar o que decidiu. “Um mesmo homem não mergulha duas vezes no mesmo rio”.
Sim, e em que as infinitas possibilidades quânticas e as impossibilidades einsteinianas podem mudar a sua vida? Bem, eu não sei. Só posso dizer em que mudou a minha: a Mecânica Quântica me ensinou que nunca devo desistir, pois tudo é possível (sério: um elefante pode se materializar na sua frente agora mesmo e, se isso não aconteceu, é porque a possibilidade é minúscula) e a Física Moderna mostrou-me que as decisões devem ser tomadas com cuidado, que devemos aprender com os erros porque não podemos voltar atrás para consertá-los. Não se deve ter medo de errar. A vida é feita dessas imperfeições.
Também não precisa saber Física para perceber o quanto a vida é importante e deve ser vivida. Realmente não precisa saber. Basta viver.

By: Gomez        

Nenhum comentário:

Postar um comentário